Segmentação via Facebook: criando jogos para possíveis consumidores

Título acima de três personagens menores

A criação de jogos (normalmente) utiliza-se de duas estratégias para o desenvolvimento e planejamento de marketing: top-down ou bottom-up. Comumente, a grande maioria de desenvolvedores indie utiliza a bottom-up, ou seja, a partir de uma mecânica ou um estilo artístico específico o game é criado. Posteriormente. busca-se por possíveis jogadores ideias.

Embora não exista melhor ou pior, apenas vantagens e desvantagens para cada uma, a top-down parece ser uma estratégia que merece atenção. Nela, é fundamental conhecer quem serão os possíveis consumidores do game que desenvolveremos, pois é a partir do interesse do público que nós, criadores de jogos, produziremos um produto que atenda aos desejos de tal grupo.

Pensando assim, o público ideal do Drag Quiz, um jogo de perguntas e respostas desenvolvido em apenas 8h, surgiu de um post em um grupo de facebook (imagem abaixo). Com base nas curtidas/reações e comentários na postagem, foi utilizado o processo de segmentação apresentado no vídeo a seguir e, em seguida, com o protótipo finalizado, foi divulgado na comunidade abordada.

Post no facebook com uma imagem cheia de drags queens do programa Rupaul's Drag Race

Imagem: Post em grupo de facebook para validação de um protótipo.

Como resultado, obteve-se cerca de 850 downloads orgânicos em um único mês, além da formação de uma comunidade com 60 jogadores que validam os novos projetos do estúdio. Embora os números possam parecer poucos (se comparado ao de grandes jogos), o foco do estúdio é um público de nicho (homens gays que gostam de um reality show americano específico). Ainda assim, a comunidade formada já está aguardando o lançamento do próximo game.

Para mostrar um pouco mais de como ocorreu esse processo de segmentação, o vídeo abaixo explica de maneira objetiva como realizar esse trabalho apenas fazendo um post na rede social Facebook.

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