Criando Jogos com Conteúdo Adulto no RPG Maker

Mão cheia de dinheiro na frente de uma menina que está tonta. Título "#1 Marketing Na Prática" na cor branca e contornado com preto.

Este é o primeiro texto do quadro Prática Do NPC. Para ler os demais, clique aqui.

O papel da pesquisa de mercado não é encontrar a oportunidade certa, mas sim verificar quais possuem menos chances de estarem erradas.

Após muitos feedbacks positivos sobre a primeira semana do Sick Love, decidi mostrar como trabalho com o marketing no dia a dia. Em virtude disso, criei um novo quadro no blog: o Prática Do NPC.

O objetivo desse quadro é trazer posts mostrando as estratégias de marketing que utilizei/utilizarei em meu novo projeto. Esse conteúdo será apresentado semanalmente e será um registro de tudo que me acompanha/acompanhou desde a criação até o lançamento do Yuki’s Tale.

 

RPG Maker + Conteúdo Adulto = Uma oportunidade de mercado?!

Ao lado esquerdo dois meninos jogando video game (retirados do Camp Buddy), ao lado direito uma garota utilizando óculos com seis exagerados (retirado jogo President Yukino)

Figura 01: Jogos com conteúdo adulto: Camp Buddy (esquerda) e President Yukino (direita).

O mercado de jogos com conteúdo adulto é uma máquina de dinheiro. No Ocidente talvez esses games sejam conhecidos apenas como “hentais” e a ideia (equivocada) de que se resumem a conteúdos interaimente compostos por cenas de sexo explícito/mulheres peladas parece a mais comum.

Provavelmente a justificativa para isso se deve aos tabus em relação a temática sexo. Além disso, ainda temos uma possível invisibilização desses jogos na mídia e em eventos (alguém já foi em algum talk sobre conteúdo adulto para jogos?).

Diante desse cenário, desconhecemos um mercado com possíveis oportunidades para novos desenvolvedores.

Após muitas pesquisas, acredito que pareça um nicho extremamente promissor dentro da Steam, principalmente para estreantes – com um ano de existência a Kagura Games não para de crescer. Segundo Alex Green, desenvolvedor do SuperHippo

“Nós sabemos que existem gêneros particulares com uma alta demanda no Ocidente – RPGs, roguelikes, dating sims – por isso estamos mais incluinados a olhar favoravelmente sobre esses.”

Se RPG’s com conteúdo adulto (hétero) são promissores no Ocidente (se ainda não viu, veja os resultados da Kagura!), existiria um mercado para jogos com essa temática para o público gay? Parece que sim!

E a concorrência que eu tanto me preocupo? Existe? Com certeza, mas talvez seja BEM pequena! Se falar sobre sexo hétero já é tabu, imagina falar sobre sexo gay. Olhando em um dos maiores portais do Ocidente de jogos adultos, existem pouquíssimos “jogos adultos com sexo entre homens” (contei, são apenas sete).

O resultado dessas divagações me leva ao meu novo projeto que visa a responder: porque não contar histórias no RPG Maker e trazer um conteúdo adulto que contém sexo entre homens?

 

Yuki’s Tale – Validando o mercado de jogos com conteúdo adulto masculino gay

Informações sobre meu novo projeto chamado Yuki’s Tale você confere aqui (caso não apareça, verifique suas configurações quanto a visualização de conteúdo adulto). Segue uma breve descrição:

A recompensa para investigar um boato é alta. Durante essa jornada, o parceiro de Yuki é capturado pela Guilda Negra de Eyespring. Será ele, um jovem curandeiro obcecado por fama e fortuna capaz de abrir mão de seus interesses para ajudar alguém que mal conhece?

Monstros atacando Yuki. O jovem está do lado direito com as roupas rasgadas dizendo: parem de rasgar minhas roupas, seus safados.

Figura 02: Em determinados momentos do game, os animais conseguirão rasgar as roupas de Yuki até ele ficar de cueca.

 

Diretrizes do Projeto

Com base nas pontuações anteriores, em outras pesquisas e com os dados do Sick Love, Yuki’s Tale tem previsão de lançamento para 29 de Março. Considerando que estou trabalhando com um nicho específico (jogadores de yaoi e rpg), não posso vendê-lo por um baixo valor como é o caso dos jogos da Sakura Games.

Isso significa que trabalhar com valor agregado permite que o preço do meu produto seja mais alto. O investimento previsto é de até R$2500,00 e o preço de venda será entre 4 a 6 dólars (ainda não bati o martelo).

“Meu investimento previsto é de até R$2500,00 e o preço de venda será entre 4 a 6 dólars.”

Abaixo trago algumas previsões de vendas, incluindo a quantidade de cópias necessárias para recuperar o valor investido.

Tabela em excel com possíveis números de venda, lucro líquido, entre outros dados.

Figura 03: Previsão de vendas e faturamento.

Tendo em vista meu investimento fica claro que eu não possuo recursos financeiros para criar cenários originais, sprites, sons, etc. Minha preocupação consiste principalmente em apresentar cenas de relacionamento gay (com sexo explícito ou não) em qualidade gráfica que justifique o valor de compra (na visão do jogador).

Em relação ao tempo de duração do game, minhas pesquisas mostram que um jogador que compra jogos feitos RPG Maker com conteúdo adulto paga entre $1 a $3 POR HORA DE JOGO.

“um jogador paga entre $1 a $3 POR HORA DE JOGO em um game que contenha conteúdo adulto.”

Juntando todos esses elementos, meu preço deve justificar a compra de um game com no mínimo 2 horas de duração e pelo menos 4 cenas adultas.

Apenas como curiosidade: o valor previsto para investimento (R$2500) em dólares seria algo em torno de $670 [cotação 3,73]. Isso significa que eu preciso fazer A MÁGICA de transformar $670 em pelo menos $1939.

“eu preciso fazer A MÁGICA de transformar $670 em pelo menos $1939.”

 

Cronograma do Projeto

Em virtude do objetivo de validar um mercado e principalmente se eu consigo atendê-lo, deixei minhas emoções de lado e defini prazos para o projeto ser concluído. Isso quer dizer que não tenho tempo para criar mecânicas inovadoras, sistemas complexos, etc. O jogo tem data de lançamento e ele precisa estar lançado no dia prometido. PONTO!

A duração completa do desenvolvimetno do projeto é de três meses, desde a concepção da ideia até o produto na loja traduzido para português, inglês e chinês tradicional. Abaixo segue meu cronograma inicial.

Tabela com atividades, datas e espaço para marcar se foi concluída ou não

Figura 04: Foto do cronograma do projeto Yuki’s Tale.

 

Plano de Divulgação e Ferramentas Utilizadas

É comum vermos que para um bom plano de dilvugação é interessante fazermos um calendário com muitas postagens, etc. Por outro lado, estou validando um mercado no qual não tenho pesquisas suficientes para dizer qual seria o tipo de posts/assuntos mais interessante ou quais converteriam melhor.

Como muitos acessos do Sick vieram da China (entre outros países) e minhas pesquisas se concentram no Brasil, acredito que existam diferenças significativas entre os públicos. O resultado disso serão posts criados de maneira “mais orgânica” no qual analisarei o desempenho através de testes e métricas (marketing de performance).

Minha única pontuação aqui é que tenho preparado apenas quatro posts, isto é, material para uma semana. Dianto dos resultados obtidos nessas postagens, eu irei adaptando aquilo que julgar mais positivo.

Para divulgação da página da Steam utilizarei o Google Ads (antigo Adwords), além do próprio Facebook. As palavras chaves para essa ferramenta eu defini através do Google Trends, além de testes que fiz com meu patreon.

Vídeo Tiago Tessman: Como criar sua 1ª campanha no Google Ads

Também trabalharei com o Face utilizando posts impulsionados. Será apenas um por semana e investirei o valor de 3 reais por post, ou seja, durante os dois meses pretendo gastar menos de 25 reais com essa ferramenta.

É isso! Espero que na próxima semana traga resultados positivos. 🙂

2 Comments

  1. Boa iniciativa, acho que a divulgação será primordial pra o seu sucesso. nem precisa comentar a importância das traduções que você esta incluindo no projeto também.

    Desejo muito sucesso ao seu projeto.

    1. Com certeza, Gabriel! Estou fazendo alguns testes em outros países para ver qual converto melhor, em breve trarei mais resultados. Continue acompanhando e sucesso pra gente!

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