Como descobrir “a melhor imagem de capa” para o seu jogo

Garoto de cabelo rosa segurando um cajado e com a roupa rasgada. Texto "#3 Marketing na Prática" na frente em letras brancas e contorno preto.

Este é o terceiro texto do quadro Prática Do NPC. Para ler os demais, clique aqui.

É inquestionável o fato de que após o surgimento do Steam Direct ocorreu uma enxurrada de novos jogos na Steam. Isso não significa, necessariamente, games de qualidade, mas sim uma competição pela atenção dos jogadores ideias que se veem em um mar de possibilidades.

Diante desse cenário, como podemos dizer se a “capa do nosso jogo” é a melhor no quesito atrair visitantes para a página do nosso game? A resposta talvez seja mais simples do que parece: testes.

Na última semana eu fiz quatro testes distintos, cada um com duração de dois dias e utilizando uma imagem diferente da outra. Confiram os resultados e alguns insights.

 

Como realizei o teste

O teste consistiu em deixar durante dois dias novas cápsulas para o jogo. Minhas variações baseiam-se na mudança da imagem do personagem. Na última também ocorreu uma alteração na posição do nome do game (mudei da direita para a esquerda).

Vejam alguns dados.

Gráfico retirado do Analytics com número de acessos. Divisão utilizando um quadrado vermelho para cada dois dias e números de acessos próximo a cada dia.

Figura 01: Nº de usuários que acessaram a página do Yuki’s Tale na Steam entre 04/02 a 11/02/19.

Percebam que no primeiro dia de alteração de cada cápsula, ocorre um aumento no número de usuários que acessam a página. Isso parece significar que as mudanças não afastaram o público (ainda bem!).

Em todos os dias, o tempo de duração médio da sessão foi o mesmo, em torno de 13 segundos.

 

Cápsula A (utilizada entre os dias 04 e 05/02)

Homem de cabelo rosa no lado esquerdo (rosto fechado), fundo gramado e nome do jogo no lado direito.

Figura 02: Cápsula A utilizada nos testes para o Yuki’s Tale.

A “Cápsula A” foi a primeira veiculada na loja. É preciso ter em mente que essa provavelmente sofreu resquícios de uma maior visibilidade devido a semana do lançamento. Dentro do meu objetivo de pré-campanha, vamos analisar o número de wishs – games na lista de desejos dos jogadores.

Resultados:

  • Nº bruto de wishs somando os dois dias: 20
  • Nº líquido de wishs somando os dois dias: 17
  • Taxa de remoção: 15%

 

Cápsula B (utilizada entre os dias 06 e 07/02)

Homem sem camisa do lado esquerdo com a mão dentro da calça se masturbando. Nome do jogo no lado direito. Fundo gramado.

Figura 03: Cápsula B utilizada nos testes para o Yuki’s Tale.

O segundo teste foi com a capa mais ousada dentre as quatro. Com a imagem cortada, mas perceptível o fato de que o personagem está se masturbando, a Steam não assinalou nada sobre essa questão. No entanto, quando submeti a página da demo para análise, foi pedido para alterá-la (mesmo o jogo marcado como adulto).

Resultados:

  • Nº bruto de wishs somando os dois dias: 8
  • Nº líquido de wishs somando os dois dias: 6
  • Taxa de remoção: 25%

 

Cápsula C (utilizada entre os dias 08 e 09/02)

Homem segurando um cajado do lado esquerdo. Nome do jogo do lado direito. Fundo gramado.

Figura 04: Cápsula C utilizada nos testes para o Yuki’s Tale.

A mudança para essa cápsula foi interessante, pois eu acreditava que o apelo sexual da “Cápsula B” chamaria mais a atenção dos jogadores. No entanto, a pose de batalha com um olhar fixo em direção ao espectador gerou melhores resultados.

Se compararmos o primeiro dia da “Cápsula B” (103 usuários) com o primeiro da “Cápsula C” (115 usuários), houve um aumento em torno de 11%. Talvez seja pouco, mas já são 11% a mais de usuários tendo a possibilidade de conhecer o game.

Resultados:

  • Nº bruto de wishs somando os dois dias: 16
  • Nº líquido de wishs somando os dois dias: 15
  • Taxa de remoção: 6%

 

Cápsula D (utilizada entre os dias 10 e 11/02)

Nome do jogo do lado esquerdo. Yuki com a roupa rasgada e sem camisa do lado direito (rosto envergonhado). Fundo gramado.

Figura 05: Cápsula D utilizada nos testes para o Yuki’s Tale.

Chegamos a maior surpresa de todo o teste! A mudança de posição do nome junto a pose de batalha (e um apelo sexual – personagem sem camisa), trouxeram um resultado (bem!) interessante.

A mudança de posição do nome junto a pose de batalha (e um apelo sexual – personagem sem camisa), trouxeram um resultado (bem!) interessante.

Comparando o número de usuários que acessaram a página através da “Cápsula D” (142), em relação ao 1º dia da “Cápsula A” (128), houve um aumento em torno de 11%. Em relação a “Cápsula B”(103), um aumento em torno de 38%. Em relação ao 1º dia da “Cápsula C”(115), um aumento em torno de 24%.

A surpresa não para por aqui. Vejamos o número de wishs e a taxa de remoção.

Resultados:

  • Nº bruto de wishs somando os dois dias: 15
  • Nº líquido de wishs somando os dois dias: 15
  • Taxa de remoção: 0

NENHUMA REMOÇÃO! Em dois dias usando essa cápsula, ninguém removeu o jogo da wishlist e 15 novos jogadores foram “convertidos”. Dentro do meu objetivo, isso parece um excelente sinal!

Em dois dias usando essa cápsula, ninguém removeu o jogo de sua wishlist e 15 novos jogadores foram “convertidos”.

A partir desses resultados, a “Cápsula D” é a oficial do Yuki’s Tale.

 

Breve pontuação sobre as cápsulas

Cada dia que passa a Steam se assemelha mais a uma Google Play. Com um grande volume de jogos, não basta acreditarmos que apenas um jogo fenomenal é capaz de atrair o interesse dos jogadores. Precisamos identificar o que gera mais impacto na hora de atrair a atenção do nosso público ideal.

Talvez mais importante do que um jogo de qualidade não encontrado, seja um mediano fácil de ser identificado.

Em situações como essa, uma boa estratégia para definir o layout da sua capa de jogo é olhar os dez games mais vendidos dentro do gênero/temática que você pretende atuar e fazer parecido. Segundo Mika Turkia (2017), os jogadores tendem a se interessar por jogos que possuem ícones semelhantes aos dez mais populares daquela categoria.

“os jogadores tendem a se interessar por jogos que possuem ícones semelhantes aos dez mais populares daquela categoria (Mika Turkia, 2017)”.

Nessa lógica, eu venho repetindo aqui muitas vezes o nome da Kagura Games, uma publisher focada em jogos com conteúdo adulto que não para de crescer. Agora vejam a disposição das imagens e nome do jogo nas cápsulas que eles utilizam.

Recorte da página da Kagura Games na Steam mostrando diversos títulos, a maioria com personagens do lado direito e o nome do jogo do lado esquerdo (igual a versão final do Yuki's)

Figura 06: Capas dos jogos da Kagura Games.

Comparem com a versão final do Yuki’s Tale.

Nome do jogo do lado esquerdo. Yuki com a roupa rasgada e sem camisa do lado direito (rosto envergonhado). Fundo gramado.

Figura 07: Capa com melhor desempenho no Yuki’s Tale.

Seria muita coincidência o layout que obteve o melhor resultado ser parecido com os da Kagura?

Acredito que não.

 

Campanha no Facebook

Até o momento, não houve muita diferença em relação a semana passada, o valor por clique continua alto. Sob essa circunstância, como estou com conteúdo artístico parado (sketches, concept, etc.) e o patreon ainda não possui assinantes, decidi criar um instagram para divulgar esse material lá.

Espero na próxima semana trazer resultados positivos, pois estou usando um processo automatizado para encontrar os jogadores ideias em potencial.

É isso!

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