Detetive de dados: como criar jogos indie com valor por meio de dados disponíveis na web

Para criar jogos indie com mais valor é interessante aproveitar as informações existentes na web a fim de delimitar precisamente quem comprará o seu jogo.

O material abordado aqui é parte de uma das técnicas apresentadas no livro Value Proposition Design e alguns trechos foram adaptados ao contexto de jogos digitais.

Tendências do Google

O Google possui uma ferramenta muito útil para que você possa acompanhar o nível de buscas na internet de uma palavra-chave específica ou tópico de busca. Conhecida como Google Trends, o instrumento mostra a frequência de busca daquela palavra/tópico no mundo.

Vídeo sobre como utilizar o Google Trends para impulsionar seu negócio. Disponível no canal Tiago Tessman.

Já pensou em descobrir se a temática que você pretende trabalhar está em ascensão pelo globo terrestre? E se ela está, em quais países os usuários demonstram mais interesse?

Compare alguns termos de busca e tenha um indicador do quão relevante é o assunto que você tem interesse em desenvolver. Aproveite e descubra os possíveis países para um teste de performance do seu game (soft launch).

 

Análise das Redes Sociais

As redes sociais são tidas como grandes bancos de dados gratuitos. Através de alguns cliques, podemos conhecer assuntos de interesse de nosso cliente, jogos comprados, locais visitados, entre outros. Essa enorme quantidade de informações nos permite criar jogos que atendam a necessidades específicas de um potencial jogador.

Uma maneira interessante de perceber os valores na visão do seu jogador ideal é identificar quais os jogos que ele já jogou e verificar se trazem algo semelhante ao que você pretende produzir.

Em seguida, veja os comentários e avaliações de outros jogadores, liste quais foram os pontos positivos e negativos citados com mais frequência. Dessa forma, você poderá evitar aquilo que eles não gostam e focar no que realmente trouxe algum significado.

 

Relatórios de Pesquisa de Terceiros

Entender o comportamento do consumidor nas plataformas digitais é um dos maiores desafios das empresas do século XXI. Por isso, diversas instituições de pesquisa estão desenvolvendo investigações sobre os novos hábitos dos clientes .

Você sabe o que leva os usuários as diferentes plataformas digitais? Os motivos variam e eles podem impactar diretamente na hora de coletar os dados.

Sob esse ponto de vista, é importante aliar o material levantado na sua pesquisa aos relatórios mais completos produzidos por terceiros. Nos últimos anos, tivemos a Pesquisa Game Brasil trazendo questões como comportamento, consumo e tendências do gamer brasileiro. No mundo, uma das principais referências é o portal Newzoo.

Vídeo para compreender a importância da pesquisa do comportamento do consumidor. Disponível no canal Viver de Blog.

 

Comece pelas informações existentes

Agregar valor a um jogo, especialmente indie, vai muito além de criar mecânicas inovadoras ou artes memoráveis. Ao viver em um mundo que a quantidade de informações produzidos é altíssima, aquelas que suprem as necessidades de jogadores específicos, possivelmente, possuirão mais valor.

Através das informações disponíveis na web, é possível delimitar com mais precisão quem você pretende atingir e assim criar um jogo capaz de atrair jogadores que terão real interesse em pagar pelo seu game.

Com o seu possível jogador ideal traçado, ficará mais fácil utilizar os elementos disponíveis no jogo (narrativa, áudio, imagem, gameplay, etc.) a seu favor para produzir produtos mais significativos.

Por fim, tenha em mente que as dificuldades técnicas na produção de um jogo são apenas uma parte do desenvolvimento, a outra está diretamente ligada à produção de significado para seu público-alvo.

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